Evite Queimadas
Confira as orientações do Corpo de Bombeiros do Amazonas para evitar novas queimadas:
- Não usar fogo como agente de limpeza
- Fazer aceiro (faixa livre de vegetação entorno da edificação ou instalação rural, que evita propagação de incêndio)
- Não lançar bituca de cigarro em área de vegetação
- Não deixar vela acesa quando for dormir ou sair de casa
- Não realizar ligação clandestina de energia elétrica
- Evitar uso de extensores de energia por baixo de tapetes
- Não manter aparelhos elétricos conectados a tomada sem uso
- Manter a botija de gás em local arejado
- Em caso de vazamento de gás de cozinha, abrir todas as portas e janelas e não ligar nenhuma lâmpada
- Retirar o carregador de celular da tomada, se perceber que está havendo um superaquecimento dele
Enfrenteando a Estiagem
Confira as orientações da Defesa Civil do Amazonas para minimizar os impactos da estiagem:
- Armazenamento de Água: recomenda-se a construção e manutenção de reservatórios de água, como cisternas, para armazenar água durante os períodos de estiagem. Também é importante promover práticas de conservação de água, como a coleta de água da chuva.
- Uso Sustentável: Usar de forma sustentável os recursos hídricos, incentivando a economia de água em atividades diárias, como banhos, lavagem de roupas e irrigação agrícola.
- Diversificação de Fontes de Renda: Diversificar as fontes de renda das comunidades, para que não dependam exclusivamente da agricultura ou da pesca durante a estiagem. Isso pode envolver a promoção de pequenos negócios, artesanato e outras atividades geradoras de renda.
- Planejamento de Cultivos: Optar pelo plantio de culturas resistentes à seca e técnicas agrícolas que economizam água. Isso pode incluir o cultivo de plantas nativas adaptadas à região.
- Segurança Alimentar: Armazenar alimentos não perecíveis e cultivar alimentos de subsistência que possam resistir à estiagem.
- Saúde e Bem-Estar: consuma alimentos leves, uma ótima opção são saladas, peixes e frangos grelhados; atenção com os idosos: incentive-os a beber água regularmente, mesmo que não sintam sede. Sucos naturais e água de coco também podem ser opções hidratantes. Proteja a pele com protetor solar, chapéus e roupas leves para se proteger dos raios solares. Utilizar toalhas molhadas ou recipientes com água para aumentar a umidade
- Cuidado com os Pets: manter o animal em local com sombra e circulação de ar; tosar os animais com pelo longo; investir em protetor solar para os pets; não levar os animais a longas caminhadas ou atividades físicas nos horários de mais calor.